Quem sou eu

Minha foto
DO LAR PA PÚM DIRETO PARA CASA. FINALMENTE EU TENHO UM LAR.

SABIAM QUE JÁ TIVE CINOMOSE?

Pois é, fiquei doente. Para quem não sabe a cinomose é um vírus que pode até matar. Andei pesquisando e soube que ela ataca vários órgãos dos cães e é altamente contagiosa. Qualquer cachorro, em qualquer idade, pode ser contaminado com cinomose de diferentes formas.

O vírus é transmitido entre um animal doente, mesmo quando não aparecem sintomas, através das secreções Uma forma comum de contaminação ocorre em canis, onde os animais frequentam os mesmos locais e animais doentes podem ter contato com outros saudáveis ainda não vacinados. É muito importante isolar animais doentes para tratamento, ou ainda ter o cuidado de isolar animais que se tenha desconfiança de que possam estar incubando a doença e, mesmo ainda sem sintomas, servir de fonte de infecção para outros cachorros.


Se o seu cão não tem apetite, apresenta diarréia e problemas de coordenação, febre e apatia, corra para o veterinário, porque a cinomose tem cura, mas não é fácil.

O tratamento, após diagnóstico de cinomose confirmado por exame de laboratório, pode ser bem difícil.

O cachorro doente deve ser isolado para receber tratamento de apoio e antibióticos para auxiliar no combate a infecções secundárias. Por se tratar de um vírus, não há um medicamento específico para o tratamento da cinomose, o que torna sua cura mais difícil.

Filhotes não têm bom prognóstico de recuperação, com taxa de mortalidade bem alta. O tratamento de apoio é feito com a reposição de líquidos perdidos durante a doença, além de oferecer um ambiente limpo e com temperatura agradável.


Se a cinomose evoluir para os estágios finais sem que o cachorro receba tratamento, pode haver danos neurológicos difíceis de tratar, sendo que o veterinário pode sugerir o sacrifício do animal.

Lembre-se de que cachorros que estejam em tratamento podem continuar a espalhar o vírus por várias semanas, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas.


Por isso é preciso ficar de olho e manter em dia a vacinação do seu cão, não se esqueça! Olhaí o calendário obrigatório, indicado pelo pessoal da Família Auquimia:

Polivalente:
1ª dose: aos 45 dias de idade, 2ª dose 30 dias após a primeira dose, a 3ª dose 30 dias após a segunda dose! A vacina polivalente TEM que ser reforçada anualmente!!

Anti-rábica:
aos 4 meses de idade e reforço anual!!

NÃO VACINE SEU CÃO SE ELE ESTIVER COM QUALQUER TIPO DE MAL ESTAR, DIARRÉIA, FEBRE, APATIA, ETC!!
NÃO USE VACINA DE PET SHOP: ELAS NÃO FUNCIONAM!!!! VACINA QUEM DÁ É VETERINÁRIO!!

0 comentários:

Postar um comentário